#UniversidadesBrasileiras: UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Eu e Vinícius, editores deste espaço, somos realmente suspeitos em falar desta universidade. Concluímos nossa graduação de Bacharéis em Biomedicina na UNES – Faculdade do Espírito Santo e, no ano seguinte, estávamos nos integrando à comunidade de discentes, docentes e técnicos que compõem a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, conhecida como UENF, na cidade de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro.

Antes mesmo de começarmos nossos mestrados no Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia, já estávamos nos sentindo acolhidos por esta instituição.

Então neste post vamos conhecer um pouco mais da história desta respeitada instituição de ensino brasileira, criada depois de muita luta do povo da Planície Goitacá.

A história da UENF começou com uma mobilização da sociedade campista, que conseguiu incluir na Constituição Estadual de 1989 uma emenda popular para a criação da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Este movimento contou com 4.141 assinaturas qualificadas, além de milhares de outras.

Em 1990, com muito esforço, foi aprovada pela Assembleia Legislativa a lei de criação da UENF.

Em 1991, com o governador Leonel Brizola, foi iniciada a implantação da UENF, tendo como coordenador da implantação o Prof. Darcy Ribeiro, conhecido por criar a UnB (Universidade de Brasília) e projetos para instauração ou reformas de universidades em diferentes países.

Darcy decidiu fazer da UENF o seu melhor projeto, através de um modelo inovador, que visava a multidisciplinaridade. Então, com a ajuda de pensadores e pesquisadores, elaborou o projeto que apresentou como a “Universidade do Terceiro Milênio”.

A UENF se tornaria uma universidade para formar cientistas, dando destaque à pesquisa e pós-graduação, sendo a primeira no Brasil a exigir que todos os seus professores tenham o título de doutor.

A universidade também obteve destaque por ser uma das pioneiras em oferecer cursos de graduação à distância, através do Consórcio CEDERJ.

O primeiro vestibular para a UENF aconteceu em 3 de junho de 1993, tendo as aulas iniciadas em 16 de agosto do mesmo ano.

Desde então a universidade vem crescendo, sendo atualmente a melhor universidade do Estado do Rio de Janeiro e a 11ª melhor do país, de acordo com dados do Ministério da Educação, do IGC relativo a 2013.

A UENF é dividida em quatro Centros, que por sua vez se estruturam em Laboratórios, sendo:

Se você quiser saber mais informações sobre a UENF, clique nos links presentes no texto ou acesse o site da instituição (www.uenf.br), que tem um Guia Primeiros Passos para ajudar a quem está ingressando agora.

CURIOSIDADES ARQUITETÔNICAS:

  • A planta original da UENF foi feita pelo memorável arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que se inspirou no cocar dos índios Goitacá que habitavam a planície de Campos dos Goytacazes. Esta planta é utilizada como símbolo da Universidade.
Logotipo da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Fonte: uenf.br
Logotipo da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Fonte: Uenf.br
  •  Além da planta, Niemeyer idealizou o Hospital Veterinário e o Centro de Convenções da UENF, carinhosamente apelidado de Apito, também remetendo à tribo dos Goitacá.
Centro de Convenções Oscar Niemeyer. Fonte: Uenf.br
Centro de Convenções Oscar Niemeyer. Fonte: Uenf.br
Hospital Veterinário da UENF. Fonte: Arquivo pessoal.
Hospital Veterinário da UENF. Fonte: Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

  • No final de 2014 foi inaugurado o aguardado Restaurante Universitário da UENF, chamando atenção na arquitetura da instituição (e deixando um cheiro bastante agradável na hora do almoço).
Restaurante Universitário da UENF. Fonte: Arquivo pessoal
Restaurante Universitário da UENF. Fonte: Arquivo pessoal.

Fonte: Site oficial da UENF

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Últimos posts por Igor Cunha (exibir todos)

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo – UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: