Entenda como se desenvolve o câncer no nosso organismo

Salve, salve!

Você quer entender o que é câncer, como ele se forma e como ele pode ser tratado? Então está no lugar certo! Esse vídeo consegue explicar de uma forma bem didática o que acontece dentro do nosso corpo quando um câncer está se formando. É uma animação bem descontraída, veja só:

Fonte: Canal ‘Academia de Ciência’.

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

  • Este video e’ uma heroica contribuição para a Grande Causa da Humanidade, pois um de seus efeitos e’ despertar e fazer evoluir a mente coletiva ao tornar acessível e agradável o conhecimento da Natureza. Congratulations!

    Uma duvida que fica: pelo que entendi, o video sugere em 2:01 que a P53 e’ uma das responsáveis em induzir o processo da apoptose (morte celular) das células normais. No entanto na Wikipedia ( https://pt.wikipedia.org/wiki/P53 ) diz que ” O p53 está envolvido na morte programada (apoptose) de células anormais ou danificadas.” Quem esta’ certo/errado?

    Isto e’ importante porque pode significar que a célula foi danificada por uma mutação no gene P53. Com isso a mutação passa para a proteína produzida pelo gene, a qual retorna ao DNA para dizer que o gene deve se consertar (existem os mecanismos de auto-correção do DNA) ou suicidar-se?

    Os genes que programam a morte da célula tem que produzirem proteínas que saiam da célula, passem pelo ribossomo e depois retornem ao ponto onde foram fabricadas, para matar a célula?!

    Baseando-me na formula da Matrix/DNA Theory ( que seria a mesma formula para os building blocks do DNA), a morte celular ocorre pelo fluxo de energia/informação que percorre o DNA inteiro, assim como a forca do ciclo vital percorre o corpo humano durante sua vida inteira. Acontece que a dado momento o fluxo entra em entropia ou degeneração e assim o DNA se degenera ate sua morte. Este processo seria mais racional que o processo onde o DNA produz proteínas que saem fora e retornam avisando que chegou sua hora. Algum comentário? Thanks…

%d blogueiros gostam disto: