O olho humano: como ele faz a imagem chegar até o cérebro?

“O olho humano é um órgão especializado para a detecção, localização e análise da luz”, de acordo com BEAR et al. (2007). Ou seja, é por onde o seu cérebro capta imagens, para você poder enxergar. Graças aos seus olhos e ao seu cérebro, você pode ver e ler este texto. Portanto, a importância dos olhos é algo claro e indiscutível.

O olho humano é uma estrutura complexa, formada por diversas estruturas, como a pupila, a íris, a córnea e a retina, que trabalham juntas, para que o seu olho possa captar as imagens que vemos.

Na retina (aonde a imagem do ambiente é projetada), acontece um fenômeno bem interessante: a transformação da luz/imagem em sinais nervosos. É como se a imagem fosse traduzida para uma língua que o cérebro entende. E isso acontece graças a células chamadas cones e bastonetes! O vídeo que está aqui embaixo é uma animação tridimensional bem legal, que mostra como esse processo acontece. Vale a pena assistir!

Fonte: Canal do LMDM; Livro “Neurociências: desvendando o sistema nervoso”, de Bear et al., de 2007.

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Últimos posts por Igor Cunha (exibir todos)

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo – UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: