Diferença entre pré-mRNA e mRNA

Olá, Geração Ciência!

Vocês já ouviram falar sobre pré-mRNA e mRNA? Saibam que eles não são a mesma coisa.

Antes de tudo, temos que saber o que é transcrição. A transcrição é um processo onde uma parte do DNA é transcrito, dando origem a um mRNA (RNA mensageiro) que tem a função de levar a mensagem contida no DNA para o ribossomo, para que haja a produção de uma proteína funcional.

Só que no final da transcrição, o mRNA não está totalmente produzido. O que temos no final do processo de transcrição é o pré-mRNA (pré-RNA mensageiro). O pré-mRNA é constituído de íntrons (sequência não codificadora de proteína) e éxons (sequência codificadora de proteína).

Mas pense comigo, se a função do mRNA é levar a mensagem do DNA para ocorrer a produção de proteína, não há motivo para que o mRNA possua íntrons, já que os íntrons não irão codificar proteína. Por esse motivo, o pré-mRNA sofre um processo chamado Splicing ou retirada dos íntrons e emenda dos éxons.

Nesse processo, o pré-mRNA irá perder os íntrons e terá os éxons ligados, assim se transformando em mRNA, ou seja, um RNA que só possui éxons em sua estrutura.

Imagem ilustrativa de uma molécula de pré-mRNA (com íntrons e éxons) e uma molécula de mRNA (que possui apenas éxons). Fonte: LookForDiagnosis.com
Imagem ilustrativa de uma molécula de pré-mRNA (com íntrons e éxons) e uma molécula de mRNA (que possui apenas éxons). Fonte: LookForDiagnosis.com
Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

  • Jamille Nogueira

    muito util ..obrigada

%d blogueiros gostam disto: