Foldscope – O microscópio que custa menos de 1 dólar!

Atualmente bons microscópios são caros, com preços a partir de 3 mil reais, mas que podem chegar a centenas de milhares de reais. Portanto, não é tão simples realizar o sonho de ter o seu próprio microscópio em casa, para encarar o microcosmos com a liberdade que você deseja, como faziam Leeuwenhoek e os primeiros microscopistas.

Mas se depender de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, você poderá finalmente se sentir um desbravador do mundo microscópico. Eles desenvolveram um microscópio que tem o poder de ampliar a imagem em mais de 2.000 vezes e que pode ser utilizado, inclusive, em microscopia de fluorescência. Até aí nada de novo, ok? O diferencial é o preço do equipamento: 50 centavos de dólar americano! Ou seja, pouco mais de 1 real! Isso faz com que ele possa ser fabricado e vendido a preços baixíssimos!

O Foldscope (nome dado a este microscópio) pesa cerca de 8,8 gramas, é pequeno, não precisa estar conectado à rede elétrica e pode sobreviver a uma queda de três andares! Seu design é minimalista, podendo ser usado em atividades de campo ou escolares.

1798210_663271603718932_781298307_n
Diversas modalidades de Foldscopes! Fonte: Plos One

Mas qual é o segredo disso? Seu corpo é feito de papel! Então, tudo o que você precisa é imprimir, dobrar e montar (com a lente, obviamente, e umas coisinhas a mais, como um LED e uma bateria, que já viriam no kit), de forma semelhante a um origami.

De acordo com o site do projeto, sua missão é atuar no ensino de ciências e no cuidado à saúde, através do desenvolvimento de instrumentos para diagnosticar doenças de uma maneira fácil pelos profissionais da saúde.

O Foldscope pode ser adaptado para ser utilizado de diversas formas, que podem variar das mais simples às mais complexas. Com adaptações, ele pode ser utilizado em microscopia de campo claro, de campo escuro, de polarização, por luz refletida, de fluorescência ou até mesmo de projeção (aonde a imagem do microscópio pode ser diretamente projetada em uma parede)!

Se interessou? Você pode saber mais sobre o Foldscope através do site do projeto e no artigo publicado na Plos One (em inglês), que tem até algumas instruções mais detalhadas sobre a montagem do equipamento. Mas não deixe de dar uma olhada na galeria de imagens abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Plos One, Foldscope.

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: