Como a vitamina B12 causa espinhas

A vitamina B12 faz com que as bactérias, normalmente encontradas na pele, comecem a bombear para fora produtos químicos que podem causar o aparecimento de espinhas. A nova descoberta sugere que o uso desnecessário de suplementos de vitamina podem desencadear o aparecimento de acne.

Pele com a bactéria Propionibacterium acnes. Fonte: Science News for Students.
Pele com a bactéria Propionibacterium acnes. Fonte: Science News for Students.

A vitamina B12 é importante para a produção de células vermelhas do sangue e para a função cerebral. Mas também já se sabe que esta vitamina pode ajudar no surgimento de acnes. Dezhi Kang trabalha com David Geffen na Faculdade de Medicina  na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ele e seus colegas queriam descobrir por que a vitamina foi por vezes ligada ao aparecimento de espinhas. Então, eles deram suplementos de vitamina B12 para 10 pessoas com a pele clara. Um deles desenvolveu acne uma semana depois.

As espinhas eram desencadeadas por uma bactéria que vive normalmente em nossa pele, chamada de Propionibacterium acnes. Entre as pessoas com espinhas, algumas bactérias tinham genes que são mais ativos do que o normal, enquanto outras bactérias possuíam genes menos ativos. Entre os genes menos ativos estão aqueles que dependem destas bactérias para produzir vitamina B12.

No novo experimento, a bactéria P. acnes reduziu sua produção de vitamina B12 por conta própria. Descobriu-se que os microrganismos estavam recebendo o suficiente da vitamina a partir desses 10 hospedeiros humanos. Os pesquisadores também puderam ver que a atividade do gene na bactéria foi semelhante ao P. acnes nas pessoas com espinhas.

Na pessoa que desenvolveu acne, a queda na produção de vitamina B12 por P. acnes levou a outra mudança. As bactérias começaram a secretar mais porfirinas. Estes produtos químicos podem inflamar a pele, e isso pode levar ao surgimento de espinhas.

Os cientistas não estudaram se a vitamina B12 desempenha um papel importante no aparecimento de acnes em adolescentes. Na puberdade, os hormônios podem levar a pele a produzir muito óleo, chamado de sebo. O sebo pode bloquear os poros na pele acumulando células mortas e sujeira, sendo uma outra forma para o aparecimento de espinhas.

A vitamina B12 continua sendo importante para a nossa saúde. Algumas pessoas ainda têm que tomar suplementos de B12 para permanecer saudáveis. Portanto, não seria uma boa ideia cortar alimentos de nossa dieta que fornecem esta vitamina.

Ainda assim, essa descoberta pode levar a novos tratamentos da acne.

Fonte: Science News for Students.

Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: