Terapia gênica corrige audição em ratos

As mutações no gene Tmc1, que produz uma proteína essencial para o funcionamento correto das células ciliadas do ouvido interno, é responsável por 4 a 8% dos casos de surdez nas pessoas. Usando um modelo de rato em que Tmc1 estava ausente ou mutado, os pesquisadores reverteram parcialmente a deficiência auditiva dos animais com a terapia gênica, de acordo com um estudo publicado na revista Science Translational Medicine, no dia 08 de Julho de 2015.

Expressão de um gene para um componente de células ciliadas do ouvido interno pode ser um forma de tratamento para a surdez genética. Fonte: The Scientist.
Expressão de um gene para um componente de células ciliadas do ouvido interno pode ser um forma de tratamento para a surdez genética. Fonte: The Scientist.

A equipe de Jeffrey Holt, do Hospital Infantil de Boston e de Harvard Medical School,  mostrou há dois anos atrás, que Tmc1 e Tmc2 são vitais para mecanotransdução – um processo de tradução da vibração sonora em mensagens nervosas, que podem ser interpretadas pelo sistema nervoso central. Agora, o grupo injetou um vetor viral que codifica uma cópia normal do Tmc1 ou Tmc2 no ouvido interno de ratos. “Dentro de um mês, cerca de metade dos ratos com uma mutação mostrou atividade cerebral consistente com a audição e pulou quando exposto a ruídos altos”, relatou à Science News.

Holt disse ao The Boston Herald que seu grupo está buscando maneiras de tornar o tratamento mais duradouro – ele só se manteve por alguns meses em ratos – e aplicável a pessoas com outros genes envolvidos em sua surdez.

Fonte: The Scientist.

Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: