Cientistas criaram conexão cerebral entre grupos de macacos e de ratos

Em dois experimentos separados, cientistas ligaram o cérebro de macacos e de ratos, o que lhes permitiu cooperar mentalmente como um “super-cérebro”, de acordo com o The Guardian.

No estudo com ratos, o cérebros de quatro roedores foram conectadas em uma “brain net” (em tradução literal, “rede cerebral”), aonde os animais foram conectados entre si e a um computador, utilizando conjuntos de eletrodos. Nos testes, cada animal recebeu uma informação diferente, que representavam informações como temperatura e pressão do ar, que os animais puderam combinar para fazer uma “previsão do tempo”.

No outro estudo, três macacos-rhesus intuitivamente coordenaram suas atividades neuronais para mover um braço virtual em conjunto.

Ambos os estudos foram publicados na revista científica Scientific Reports. Essa tecnologia poderia ser usada um dia para ajudar vítimas de AVE (acidente vascular encefálico) a recuperar habilidades de linguagem perdidas, por exemplo, ligando o cérebro de um paciente com o de uma pessoa saudável. Mas os cientistas ressaltam que é improvável que ocorra o compartilhamento de personalidade ou das emoções diretamente entre os indivíduos.

Além disso a criação de “brain nets” nos animais levanta a possibilidade de que um super cérebro humano poderia ser criado, com incríveis habilidades para resolver problemas. Cientistas mais otimistas dizem que isso mudaria a maneira como os seres humanos cooperariam uns com os outros.

Mas claro, ainda há muito para ser estudado e discutido sobre isso. Se você quiser saber mais detalhes sobre os experimentos, clique aqui.

Fonte: Daily Mail, Science Magazine, The Guardian.

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Últimos posts por Igor Cunha (exibir todos)

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo – UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: