Você sabe como a cafeína afeta o seu corpo?

A cafeína é a droga mais usada no mundo, porém a maioria da população não sabe, ou então não se importa, com o que se passa dentro de nossos corpos quando bebemos nossa xícara de café pela manhã. Obviamente ela nos ajuda a acordar e a nos concentrarmos, mas a cafeína realmente tem alguns, e em alguns casos, muitos efeitos surpreendentes.

Possíveis poderes da cafeína.
Possíveis poderes da cafeína.

Para começar, vamos definir o registro direto de quanta cafeína seu corpo pode realmente controlar. Para a maioria de nós, é cerca de 400 miligramas por dia, ou cinco Red Bulls, mas se você for como eu, este montante iria torná-lo incrivelmente nervoso.

Isto porque, quando a cafeína atinge a nossa corrente sanguínea, em torno de uma a duas horas depois de ser ingerida, ela aumenta a nossa pressão arterial e manda as nossas glândulas supra-renais bombearem mais adrenalina, o que nos torna mais irritáveis e carregados emocionalmente.

No lado positivo, ela também provoca a liberação de dopamina e glutamina no cérebro, que ajuda a impulsionar o humor e a reduzir o risco de depressão. Também bloqueia uma molécula chamada adenosina no cérebro, para nos impedir de nos sentirmos sonolentos.

Além de melhorar o foco, estudos mostraram que a cafeína também tem a capacidade de melhorar a memória das pessoas, embora pareça que os efeitos não são tão impressionantes para as pessoas que já são viciadas nela.

Veja o vídeo abaixo e entenda melhor esse processo:

Fonte: Science Alert.

Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: