Iniciar o tratamento farmacológico mais cedo pode ser benéfico para os HIV-positivos

Células T infectadas pelo HIV, em amarelo - Fonte: Science News
Células T infectadas pelo HIV, em amarelo – Fonte: Science News

De acordo com um estudo internacional, iniciar mais cedo o tratamento farmacológico em pacientes HIV-positivos pode ser uma boa ideia!

O vírus HIV diminui o número das células T CD4 do sistema imunológico. Estas células normalmente são encontradas em uma concentração de 500 a 1200 céls/mm³ no sangue, mas o HIV pode diminuir este nível para cerca de 350 a 250 céls/mm³. Estes níveis geralmente marcam o ponto para se iniciar o tratamento com antirretrovirais. Entretanto, estudos sugerem que se o tratamento for iniciado antes que esta concentração de células diminua, os pacientes podem ter melhores resultados.

Assim, os pesquisadores selecionaram 4.685 adultos HIV-positivos aleatoriamente, que apresentavam a contagem de células T com valores acima de 500 céls/mm³ no sangue. Uma parte destes pacientes começou o tratamento com os antirretrovirais prontamente, enquanto outros aguardaram que os níveis caíssem para 350 céls/mm³, para iniciar o tratamento.

Depois de 3 anos, 96 pessoas do grupo que recebeu o tratamento tardio desenvolveram a “condição definidora de SIDA” (síndrome da imunodeficiência adquirida, conhecida pela sigla AIDS), que inclui infecções, câncer e outras doenças decorrentes do enfraquecimento do sistema imunológico. Apenas 42 dos pacientes que começaram o tratamento com antirretrovirais mais cedo (antes dos níveis de células T caírem) desenvolveram tais problemas. Isto sugere que, se o tratamento for iniciado com antecedência, os pacientes terão melhores resultados.

Este estudo foi publicado em agosto, na revista New England Journal of Medicine e pode ser lido na integra através deste link.

Fontes: Science NewsNew England Journal of Medicine

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Últimos posts por Igor Cunha (exibir todos)

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo – UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: