#Vídeo – A modificação do genoma humano, em 3D

Os 2 metros de DNA espremidos no núcleo de uma célula humana de alguns milionésimos de tamanho não são amontoados aleatoriamente. Em vez disso, as nossas células dependem de cromossomos, sendo precisamente dobrados em loops específicos que permitem que os genes certos possam ser ligados.

Agora, os pesquisadores tem sugerido uma maneira de alterar esses loops simplesmente mudando uma “letra” no DNA, definindo o loop. Seu sucesso seria o primeiro passo em direção a uma nova forma de editar genomas, o que pode não só ajudar na nossa compreensão de como a vida funciona, mas também pode ser útil quando as alterações genômicas são necessárias para curar as doenças.

Mas imediatamente, o trabalho dá suporte à ideia de que os loops surgem por serem “extrudados” através de um complexo de proteínas (como visto no vídeo abaixo) de cordões fora de uma seção do DNA. Os genes e a sequencia reguladora de DNA na sessão podem então interagir, mesmo que sejam normalmente distantes no cromossomo.

Outro trabalho recente sobre looping também reforçou o caso de extrusão. Para este novo estudo, os pesquisadores primeiro identificaram muitos exemplos de sequências de DNA envolvidas em looping. Em seguida, eles desenvolveram um modelo matemático que predisse onde o looping deve ocorrer e que letra ou mudança de base mudaria um laço particular.

Em 13 vezes (de 13 tentativas), as mudanças fizeram o que eles previram, como relataram esta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. O trabalho vai tornar mais fácil para que todos possam prever a configuração do genoma 3D, simplesmente baseando-se em saber onde certas sequências de DNA estão, observam os pesquisadores.

Veja abaixo o vídeo que demonstra a alteração do genoma humano:

Fonte: Science Magazine.

Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Vinicius Mussi

Últimos posts por Vinicius Mussi (exibir todos)

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: