Genes têm um papel na formação de estruturas cerebrais, revela novo estudo

Você pode agradecer aos seus pais por seu hipocampo de aparência engraçada. Os genes influenciam a forma tridimensional de determinadas estruturas cerebrais, como relatam os cientistas num artigo publicado on-line no dia 01 de dezembro na bioRxiv.org (pronuncia-se “bio-archive“), mostrando uma nova forma em que os genes ajudam a esculpir o cérebro, abrindo novas maneiras de explorar como o cérebro se desenvolve e funciona.

Trabalhos anteriores ligaram genes para medições simples de estruturas cerebrais, tais como volume geral ou comprimento. O novo trabalho vai além disso, analisando matematicamente formas 3D complexas e amarrando essas formas para uma composição genética particular.

dicuzbfbbvxid
Estimativas de herdabilidade de SNP (polimorfismo de nucleotídeo único) da forma de estruturas cerebrais. Primeira imagem: vista lateral. Segunda imagem: secção transversal médio. Fonte: GE et al., 2015.

Uma equipe liderada por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard analisaram a ​​ressonância magnética cerebral e os dados do genoma de 1.317 jovens adultos saudáveis. Perfis genéticos particulares que influenciaram a forma 3D de estruturas, incluindo o hipocampo, o núcleo caudado e o cerebelo, foram encontrados pelos cientistas. Em alguns cérebros, por exemplo, genes desempenharam um papel na tomada do hipocampo direito em forma de um cavalo-marinho magro na parte superior e mais ampla na parte inferior. Os genes também influenciaram se a cauda do núcleo caudado era curta ou longa.

defvdsuygfdhigvbedou
O principal modo de variação da forma para estruturas do cérebro com formas hereditárias significantes. Cada estrutura é representada com uma média da população da amostra específica, onde formas médias nos dois extremos (± 2 desvio padrão ou DP) ao longo do primeiro componente principal da forma descrita (-2 DP, azul; +2 SD , vermelho) estão representados. A orientação anatômica é indicada com eixos incorporados de coordenadas. I: Inferior, S: Superior, A: anterior, P: Posterior, L: esquerdo, R: direito. Fonte: GE, et al., 2015.

Particularidades nas formas das estruturas cerebrais podem desempenhar um papel em desordens tais como a esquizofrenia, desordem do espectro autista e distúrbio bipolar, que são conhecidas por serem influenciadas por genes, como relatam os autores.

Fonte: Science News.

 

Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: