Editando a humanidade: já podemos editar os genes humanos

Animais e plantas geneticamente modificados já existem. Seres humanos assim já não são mais ficção científica, pois a tecnologia necessária já existe. Utilizando uma proteína encontrada em bactérias, a CRISPR-Cas9, que atua basicamente em um “sistema imunológico bacteriano”, é possível escolher qual fragmento do DNA podemos cortar da sequência, editando, portanto, o DNA de uma célula.

A CRISPR-Cas9 é uma proteína que pode ser utilizada como ferramenta na edição genética, permitindo que cientistas façam edições bem precisas nas fitas do DNA. Ela funciona como um corretor ortográfico: identifica o erro e o apaga, e então permite que a própria célula o corrija.

A geneticista Jennifer Doudna é coinventora desta tecnologia inovadora para a edição de genes, e acredita que ela pode levar à descoberta de tratamentos para doenças genéticas, assim como ser usada para o melhoramento genético humano, dando origem aos “bebês projetados”.Edição do DNA

Ela acredita que veremos esta tecnologia sendo usada em humanos adultos nos próximos 10 anos, fazendo com que tenhamos ossos mais fortes, menos riscos de doenças cardiovasculares ou então que possamos escolher a cor dos olhos dos bebês que irão nascer.

Entretanto, a Dra. Doudna sugere que a comunidade científica faça uma pausa e discuta a ética dessa nova ferramenta, para que a segurança e a viabilidade desta tecnologia sejam avaliadas antes de continuar seu desenvolvimento.

No vídeo abaixo você pode ver uma curta palestra (apenas 15 minutinhos) da Dra Doudna no TED, explicando como esta incrível tecnologia funciona.

Mais alguém lembrou do filme GATTACA?

Fonte: TED.

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: