O seu horário preferido do dia pode ser determinado pelo DNA

Uma pesquisa da CBS de 2007 sugeriu que pouco mais da metade dos norte-americanos se sentiam “no seu melhor” nas horas antes do meio-dia. Mas se você está mais para uma coruja noturna do que para um sorridente girassol, uma análise recente de cerca de 90.000 genomas da empresa de genômica pessoal 23andMe sugere que o seu horário preferido é, pelo menos parcialmente, determinado pelo seu DNA. O estudo foi publicado na Nature Communications.

“Nós identificamos 15 loci significativamente associados, incluindo sete perto de genes circadianos estabelecidos”, escreveram os autores em seu artigo.

Por uma triagem realizada em amostras de saliva enviadas por mais de 89.000 clientes, a equipe da 23andMe conduziu a análise de polimorfismo de nucleotídeo único (SNP, do inglês single-nucleotide polymorphism) ampla do genoma para combinar a auto-relatada “matutinidade” com a variação genética.

WIKIMEDIA, DAVID ECCLES.
WIKIMEDIA, DAVID ECCLES.

Além de encontrar loci específicos associados com os que acordam cedo, os pesquisadores encontraram evidências que ligam uma preferência para o início da manhã – que tendiam a ser mais comumente reportadas em mulheres – a uma predisposição reduzida para a insônia e apnéia do sono, embora a análise da randomização mendeliana da equipe não revelou uma relação causal.

Claro, usar as preferências de auto-relato para as manhãs não garante uma classificação exata da “matutinidade” dos participantes, de acordo com Barbara Stranger, da Universidade de Chicago, que não esteve envolvida no estudo, disse à Wired. Algumas pessoas que seriam consideradas biologicamente “pessoas da noite” poderiam ter se classificado como pessoas da manhã e vice-versa, disse ela.

No entanto, Daniel MacArthur, do Massachusetts General Hospital, disse para a Wired que “as regiões genéticas que aqui descobrimos nos abre uma janela para a biologia do sono.”

Texto traduzido da revista The Scientist, por Vinicius de Oliveira Mussi.

Revisado por Igor Augusto G. Cunha.

Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Vinicius Mussi

Últimos posts por Vinicius Mussi (exibir todos)

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: