FDA aprova imunoterapia contra o câncer de bexiga

No dia 18 de maio, o EUA Food and Drug Administration aprovou uma imunoterapia desenvolvida pela Roche para o tratamento de casos avançados de câncer de bexiga, chamado de carcinoma urotelial. A terapia, chamada Tecentriq (atezolizumab), funciona através do impedimento de uma proteína chamada PD-L1 de se ligar à proteína PD-1 em células T, inibindo a resposta imune do corpo.

BN-OB845_roche0_M_20160518141644
O FDA aprovou o Tecentriq da Roche para imunoterapia em certos tipos de cânceres avançados de bexiga. PHOTO: CHRIS RATCLIFFE/BLOOMBERG.

Em um estudo clínico, 14,8% dos pacientes tiveram seus tumores diminuídos significativamente após o tratamento e em 5,5% o câncer desapareceu completamente.

O Tecentriq é o quarto inibidor a ser aprovado da então nova classe chamada de inibidores de checkpoint, de acordo com o The New York Times. Outros inibidores de checkpoint, como o Keytruda e o Opdivo, inibem a mesma interação imunológica, mas também o fazem através da ligação ao PD-1, enquanto o Tecentriq liga-se ao PD-L1. O tratamento vai custar cerca de US$ 12.500 por mês, de acordo com o The Wall Street Journal.

O Tecentriq é o quarto medicamento de uma nova classe chamada inibidores de checkpoint, que trabalham com o desencadeamento do sistema imunológico do corpo para atacar tumores. Fonte: The New York Times.

A agência também aprovou um diagnóstico de acompanhamento através da medida dos níveis de PD-L1, avaliando a probabilidade de resposta ao Tecentriq de um paciente. Os pacientes com alta concentração de PD-L1 se saíram melhor na terapia, como destacado pelo New York Times: Os tumores encolheram em cerca de 26% dos pacientes, e 12% dos doentes tiveram remissão completa.

Texto traduzido de The Scientist, por Vinicius de Oliveira Mussi.

Revisado por Igor Augusto G. Cunha.

Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Vinicius Mussi

Últimos posts por Vinicius Mussi (exibir todos)

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: