Neandertais europeus eram canibais

De acordo com uma análise feita em ossos descobertos em uma caverna belga, foi descoberto que às vezes Neandertais comiam uns ao outros.

Os ossos analisados foram escavados próximos à Goyet, na Bélgica, no século 19 e agora estão em museus em Bruxelas. A técnica de escavação usada na época impossibilitou reconstruir a forma como os Neandertais viviam, entretanto quando os investigadores examinaram os ossos, ficou claro o que havia acontecido depois da morte deles. Vários ossos estavam cobertos de marcas de corte e amassados, causados por martelamento, o que indica que a carne e a medula desses ossos foram removidos. Também foram vistas marcas de mordidas nos ossos dos dedos. Estas marcas eram idênticas às encontradas em ossos de cavalos e renas também descobertos no local. Isto sugere que membros dessas três espécies foram preparados e comidos pelos Neandertais, de acordo com o relato dos cientistas no Scientific Reports.

Alguns dos ossos desses Neandertais mostraram desgaste adicional, o que sugere que eles foram usados mais tarde para moldar ferramentas de pedra.

Os ossos em questão têm entre 40.500 e 45.500 anos de idade, época na qual o Homo sapiens (nossa espécie) ainda não haviam chegado à região. Portanto os únicos responsáveis por esses ossos são os Neandertais.

Estes não são os primeiros indícios de que os Neandertais eram canibais. Já se sabia que os Neandertais na Croácia praticavam canibalismo, entretanto esta é a primeira evidência da prática no norte da Europa.

Apesar disso, ainda não se sabe se o canibalismo Neandertal era realizado como parte de um ritual, reservado apenas para ocasiões especiais, ou se era realmente para saciar a fome.

Traduzido e adaptado de Science Magazine

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: