Por que os jovens girassóis seguem o Sol?

Todos os dias os girassóis jovens seguem o Sol como espectadores em um jogo de tênis incrivelmente lento. Mas os cientistas nunca souberam o motivo disso, nem o porque deles pararem de seguir o Sol quando se tornam plantas adultas. Agora um novo estudo sugere que esta adoração diária dos girassóis pelo Sol é guiada pelo ritmo circadiano que existe durante o desenvolvimento dessas plantas.

Em uma série de experimentos, os cientistas amarraram plantas jovens para que elas fossem impedidas de se mover ou girar, permanecendo viradas para o lado errado enquanto o Sol se punha. Quando os movimentos normais das plantas foram impedidos, elas cresceram muito mais lentamente do que os girassóis normais, com uma diminuição de 10% da sua biomassa e da área das suas folhas. Os pesquisadores disseram que o acompanhamento rítmico ajuda as plantas a crescerem mais, permitindo que elas adicionem células em ambos os lados ao fazer o “alongamento”: na zona leste durante o dia e na oeste à noite. Quando os girassóis finalmente param de realizar este movimento diariamente, sua posição também lhes dá uma vantagem, de acordo com o relato dos pesquisadores na revista científica Science. Um segundo conjunto de experimentos mostrou que o posicionamento permanente das plantas maduras para o leste faz com que as “faces” delas permaneçam mais quentes, o que pode ser o responsável por um grande aumento nas visitas de polinizadores — cinco vezes mais do que nos girassóis adultos que ficaram virados para o oeste.

Pois é, parece que os girassóis não ficam apenas admirando a beleza do Sol!

Traduzido de Science Mag , por Igor A. G. Cunha

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Últimos posts por Igor Cunha (exibir todos)

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: