Cientistas conseguiram deixar ratos transparentes com nova técnica

Ver através de objetos pode parecer algo saído de uma história em quadrinhos, mas um grupo de pesquisadores encontraram uma maneira de fazer animais transparentes — dos cérebros aos ossos.

O método utilizado pelos cientistas permite que proteínas fluorescentes brilhem de forma visível através do corpo, iluminando todo o sistema vascular (na imagem acima) e outras estruturas. Para produzir tais espetáculos de luz, os pesquisadores trataram roedores sacrificados com vários solventes orgânicos para remover a água e os lipídios que tornavam o tecido opaco. A técnica é apelidada de uDISCO porque é uma variante da técnica DISCO original, que representa a imagem em 3D de órgãos clareados com solvente.

Embora outros métodos como CLARITY ou PARS também possam criar transparência em tecidos animais, o uDISCO faz isso no corpo inteiro em apenas alguns dias, ao invés de levar semanas ou meses. Esta técnica permite criar imagens de alta resolução do corpo inteiro, como publicado pelos seus criadores na Nature Methods. Isso deve ajudar os cientistas a ver melhor como uma doença afeta os neurônios ao longo do corpo — como um acidente vascular cerebral pode causar fraqueza neuromuscular, por exemplo — já que é quase impossível reconectar os milhões de neurônios ao longo do corpo de um roedor dissecado. Mas o uDISCO não é limitado apenas aos estudos do sistema nervoso. Suas aplicações são quase infinitas, dando a qualquer cientista a aparentemente capacidade sobre-humana de ver através de roedores.

Para saber mais sobre este trabalho e ver imagens dos roedores transparentes, clique aqui e acesse o artigo na íntegra.

Traduzido de Science Magazine, por Igor Augusto G. Cunha

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Igor Cunha

Biomédico, formado pela Faculdade do Espírito Santo - UNES, Mestre em Biociências e Biotecnologia na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: