Por que os animais de tamanho médio são os mais rápidos?

A velocidade tem seus limites – seja na estrada aberta ou no Serengeti. Os animais de tamanho médio tendem a ser os velocistas, embora, em teoria, os maiores animais deveriam ser os mais rápidos. Uma nova análise, que relaciona a velocidade e o tamanho do corpo em 474 espécies, mostra que esse padrão é válido para os animais que correm, voam ou nadam, e sugere como o tamanho é o responsável.

Esta relação entre velocidade e tamanho tem deixado os cientistas perplexos há muito tempo. Os animais grandes têm pernas ou nadadeiras mais longas para chegar mais rápido do ponto A ao ponto B. Os corpos maiores têm taxas metabólicas mais altas e células musculares que contraem mais rápido, necessárias para converter a energia química em energia mecânica e acelerar rapidamente. Então, por que os gnus não são mais rápidos que os guepardos?

O fator decisivo é o tempo que um animal leva para acelerar e teoricamente atingir a sua velocidade máxima, um limite baseado na massa e na taxa metabólica, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Nature Ecology & Evolution.

As células musculares de contração rápida fornecem o poder para a aceleração, mas se cansam rapidamente. Quando um animal fica muito grande, leva muito tempo para acelerar, e essas células usam sua energia antes de atingir altas velocidades. Animais de menor porte precisam de menos tempo para acelerar e atingir essas velocidades.

Os pesquisadores reuniram dados de velocidade e tamanho a partir de estudos anteriores feitos em laboratório e em campo. Os animais estudados variaram muito em massa: foram desde ácaros de 30 microgramas, até a uma baleia azul de 108 toneladas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Matéria originalmente traduzida da revista Science News.
Vinicius Mussi

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Vinicius Mussi

Últimos posts por Vinicius Mussi (exibir todos)

Vinicius Mussi

Capixaba, graduado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: