Robô feito de DNA poderia transportar carga pelo sangue

O robô consiste em apenas uma única fita de DNA e se move dando pequenos passos de 6 nanômetros (veja na imagem acima), podendo pegar e entregar carga microscópica. Seus criadores esperam que um dia ele seja usado para transportar medicamentos para células individuais ou ajudar a montar compostos químicos difíceis de fabricar.

O robô é composto por uma perna com dois pés, anexada a dois braços para transportar carga. Os objetos coletados e o ponto de saída são pré-programados pela composição química do robô, se ligando a substâncias particulares. Portanto, embora o caminho escolhido seja aleatório, o destino final é previsível.

O domínio da robótica molecular nos permitiria enviá-los para dentro da corrente sanguínea. Embora existam muitos robôs pequenos, alguns já usados na corrente sanguínea, todos são muito maiores que um fio de DNA, ao contrário deste.

Esta criação será importante para a medicina de ultra-precisão. Uma vez dentro da corrente sanguínea, sinais e marcadores específicos poderiam ser usados para criar os bots moleculares para administrar um medicamento apenas nas células que apresentam sinais de doença, levando a tratamentos mais eficazes. O trabalho também pode ser útil para construir coisas à escala nanométrica, como compostos químicos.

 

Fonte: New Scientist

Juliana Dalbó

Juliana Dalbó

Biomédica, formada pela UNES - Faculdade do Espírito Santo, com especialização em Gestão em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Atualmente cursa doutorado em Biotecnologia na Universidade do Espírito Santo pela RENORBIO - Rede Nordeste de Biotecnologia.
Juliana Dalbó

Últimos posts por Juliana Dalbó (exibir todos)

Juliana Dalbó

Biomédica, formada pela UNES – Faculdade do Espírito Santo, com especialização em Gestão em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes – UCAM. Atualmente cursa doutorado em Biotecnologia na Universidade do Espírito Santo pela RENORBIO – Rede Nordeste de Biotecnologia.

%d blogueiros gostam disto: